

Abordar a sexualidade na prática clínica de uma forma natural e segura é para qualquer um?
Muitas pessoas tem medo de lidar com a sexualidade na prática clínica por diversos motivos, como:
-
Não se sentem seguras para falar de sexualidade como profissionais
-
Tem receio do que o paciente vai responder
-
Veem a sexualidade como tabu e tem medo de não saber o que falar
-
Tem receio de ser mal interpretado(a) pelo paciente
-
Sentem falta de uma maneira estruturada para abordar o assunto
-
Não sabem qual linguagem utilizar, qual o melhor momento de abordar
-
E muito mais
Sim, mas eu posso te afirmar que, utilizando a metodologia correta, qualquer profissional de saúde pode aprender a abordar a sexualidade na prática clínica de forma simples, adequada e baseada em evidências, mesmo que nunca tenha feito isso antes.
Veja o que alguns dos meus alunos que tinham dificuldade na abordagem da sexualidade na prática clínica tem a dizer:
Entenda o que você vai aprender:
-
Você vai entender como abordar a sexualidade pode ser simples, mesmo para quem não é especialista, através de casos reais.
-
Vai estudar os conceitos-chave em saúde sexual e aprender como adaptá-los para o seu contexto de atuação de forma simples e adequada.
-
Vai conhecer os diferentes níveis de atuação em sexualidade e a planejar a sua intervenção em cada caso.
-
Vai descobrir que a maioria das queixas sexuais podem ser resolvidas sem a ajuda de um especialista.
-
Vai compreender como questões culturais interferem na abordagem da sexualidade e como contorná-las para poder ajudar seus pacientes
-
Vai aprender como abordar a sexualidade de forma que o paciente vai se sentir acolhido e não vai te interpretar mal
-
Vai aprender estratégias práticas e aplicadas para lidar com as queixas sexuais dos seus pacientes no consultório
Como o curso funciona?
Esse treinamento foi pensado a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Nele, você vai encontrar os principais temas que a literatura mostra que são essenciais que você conheça para abordar a sexualidade na sua prática.
Para cada tema, eu construí trilhas de conhecimento, que incluem videoaulas gravadas e uma seleção de materiais de aprofundamento, como:
-
Artigos científicos
-
Textos
-
Vídeos
-
Exercícios de autorreflexão para te ajudar a identificar e superar os seus tabus.
-
Propostas práticas com o passo-a-passo para você aplicar no seu consultório.
-
Grupo de trocas multidisciplinares liderado pela Dra. Aline Sardinha onde você vai poder trocar experiências e se atualizar!

Para quem é esse curso?

Médicos de todas as especialidades

Psicólogos

Demais profissionais de saúde

Enfermeiros

Fisioterapeutas

Estudantes da área da saúde
Adquirindo o curso Consultório Sem Tabus, você ainda ganha de bônus:


E-book: “As 10 maiores dificuldades dos profissionais de saúde na abordagem da sexualidade”

Cartilha: “100 mitos sexuais que os profissionais de saúde acreditam"

Todas as 4 lives do desafio “Falando de sexo no consultório” gravadas, onde eu explico o passo-a-passo de como utilizar o Baralho da Sexualidade para construir uma abordagem da sexualidade que faça sentido no seu consultório.

Todas as 4 lives da série: “Vencendo as barreiras da sexualidade” gravadas, onde eu te ajudo a lidar com os principais receios que os colegas tem ao lidarem com a sexualidade quando não são especialistas no assunto.

Aula bônus: Como encontrar informações de qualidade em sexualidade, onde eu trago, de forma descomplicada, o caminho das pedras para você encontrar e se manter atualizado com as principais evidências em sexualidade que se aplicam à sua prática clínica

Ter acesso à um grupo multiprofissional no Telegram, onde você pode tirar as suas dúvidas e trocar experiências com colegas das mais diferentes áreas da saúde.
Quem é a Dra. Aline Sardinha?
É coordenadora do Núcleo de Disfunções Sexuais, do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB/UFRJ. Psicóloga graduada pela UERJ e Terapeuta Cognitivo Comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), atua também em clínica particular como psicoterapeuta e supervisora.
Tem doutorado e mestrado em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e especialização em psicoterapia de família e casal (PUC-Rio). É ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro (ATC-Rio) e tem mais de 70 publicações, entre livros, capítulos e artigos científicos, além de pesquisas apresentadas em congressos nacionais e internacionais.
É autora da Terapia Cognitiva Sexual, uma psicoterapia especificamente voltada para o tratamento das questões sexuais e promoção de satisfação sexual e coordenadora do Curso de Formação à distância em Terapia Cognitiva Sexual, que já formou mais de 600 e profissionais de saúde em todo o Brasil.

Abordar a sexualidade de forma adequada, segura e baseada em evidências pode ser simples e é isso que você vai aprender nesse curso
Perguntas Frequentes
Responsável técnico: Dra. Aline Sardinha (CRP/05:34.146)